sábado, 23 de outubro de 2010

Trigo Sarraceno

O trigo sarraceno, altamente nutritivo, tem como curiosa característica adaptar-se bem a solos ruins. Ele também é conhecido como mourisco ou cachá e, apesar de ser chamado de “trigo”, não pertence a mesma família botânica do tradicional. Era o alimento principal dos povos nômades Sarracenos. Na Europa é famoso por seus efeitos terapêuticos e fortificantes. Contém mais cálcio do que o trigo comum e grandes quantidades de magnésio, fósforo, cobalto, níquel, flúor, vitaminas do complexo B, niacina e fibra. Em sua proteína são identificados os mais preciosos aminoácidos: lisina, arginina, histidina, cistina e também triptofano e sintonina, que se acredita não se achar em proteína animal.
Os laboratórios médicos extraem do sarraceno uma substância chamada “rutina” que forma a base de medicamento que deve prevenir a apoplexia.
Pode-se fazer dele um grande uso sem engordar. O sarraceno é muito especial para preparo de sopas, cremes doces e salgados, tortas, bolinhos e suflês. Por ser bastante energético é ideal para ser consumido nos climas frios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário