sábado, 23 de outubro de 2010

Quinua

A quinua ou quinoa real é um dos grãos mais importantes da alimentação dos habitantes do altiplano boliviano. É uma das principais fontes de proteína com percentual de 12,5 a 15%. Pela sua importância nutritiva, esse cereal se compara com a maioria dos alimentos de origem animal. A quinua não forma gordura no organismo e têm facílima digestão, caracterizando-se pela qualidade de suas proteínas dadas pelos aminoácidos essenciais que contém: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treotina, triptofano e valina. Por possuir 8 dos 10 aminoácidos que necessitamos, sempre que associada com qualquer fonte leguminosa, esta a completará e teremos proteínas completas. A concentração de lisina na quinua é quase o dobro em relação aos cereais gramíneos. Contém vitaminas do compexo B, tiamina, riboflavina, vitamina C e vitamina E, com alto conteúdo mineral de potássio, cálcio, fósforo e outros.

No Brasil ainda não temos a cultura de consumo da quinua, mas ela pode ser consumida por pessoas de todas as idades que prolongarão suas vidas através de um alimento altamente alcalinizante e desintoxicante.

Não acrescentei receitas com quinua no capítulo das receitas de cereais porque pretendo estudá-la de forma especial, sabendo que, assim como o amaranto, é uma dádiva da natureza para a melhoria da vida humana. Ela pode ser utilizada em massas de pães, bolos, bolinhos e também germinada na forma de brotos. Na Internet há muita informação sobre quinua. Sugiro que meus leitores pesquisem e recebam os benefícios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário