sábado, 23 de outubro de 2010

Pamonha de Milho Verde ao Forno

Quando cheguei em Brasília não conhecia pamonha. Aqui há vários tipos de receitas, das simples às exóticas. No Rio Grande do Sul, apesar da grande quantidade de milho, ao menos na capital, quase nunca se vê este fantástico prato.

Particularmente prefiro fazer a pamonha sem palha, apenas na forma de vidro, o que chamo de pamonhão. Vamos preparar juntos?

Comece ralando o milho verde dentro de uma bacia até formar uma boa quantidade. Vamos trabalhar com 10 xícaras que é suficiente para nossa pamonha avantajada. Separe agora os seguintes ingredientes: 1 xícara de azeitonas picadas, 1 cebola picada ou a mesma quantidade de alho poró, 1 xícara de água, 3 colheres de óleo de oliva, 500 g de tofu picado em cubos.

Liquidifique bem o milho verde e reserve. Refogue, então, numa panela, os demais, sem água e com o óleo. Acrescente o milho líquido e, durante o cozimento. mexa com uma colher de pau, despejando a água aos poucos para não grudar no fundo. Agora acrescente o tofu picado, misture bem, leve á forma de vidro e ao forno médio por 25 minutos. Não se surpreenda com os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário