sábado, 23 de outubro de 2010

Os Principais Cereais

          A Natureza nos oferece boa quantidade de cereais. Entre os mais utilizados estão o trigo, trigo sarraceno, arroz, centeio, milho, painço, aveia e a cevada. Também o sorgo que, embora pouco conhecido no Brasil, é uma das plantas mais cultivadas no globo terrestre, constituindo a base da alimentação de mais de 200 milhões de pessoas na África, no Egito, na Índia e na China.

Seria importante se pudéssemos em nossa rotina ter acesso a maioria deles, nas formas crua e cozida. Isso garantiria a presença de elementos indispensáveis através dos quais poderíamos alcançar uma saúde mais equilibrada e um maior nível de bem-estar.

O ideal seria variarmos diariamente os cereais, não sendo necessário, por exemplo, o consumo diário de arroz. Ao invés de arroz com feijão, poderíamos organizar um prato com polenta de milho verde e creme de ervilhas ou uma pizza com massa de trigo e centeio e cobertura de tofu, o queijo de soja, com ervas e especiarias. Também uma boa granola, preparada com flocos diversificados de cereais, leguminosas, sementes e frutas desidratadas, pode ser uma opção inteligente desde que eventual, pois sabe-se que a mistura de muitos cereais consumida diariamente pode provocar mucosidades indesejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário