sábado, 23 de outubro de 2010

Lasanha Integral com Queijo de Soja

Recentemente preparei esta receita em um evento e houve delírio por parte do público! Você pode comprar a massa de lasanha pronta ou prepará-la em casa conforme vou ensinar a seguir! É um prato leve, sofisticado que pode ser servido em ocasiões festivas ou informais.

A massa deve ser preparada com farinha integral fina (tipo ata), utilize 500g de farinha para 1 xícara de água fria, 2 colheres de sopa de óleo e ½ colher de sopa de sal marinho. Se necessário, acrescente mais água ou farinha. O importante é que fique numa consistência mais mole do que dura sem grudar. Também é possível prepará-la com farinha branca enriquecida com farelo de trigo na proporção de 1 xícara de farelo para 1kg de farinha.

Pois bem, amasse com firmeza até obter a consistência homogênea que mencionei. Após, utilize o rolo de madeira ou uma garrafa para abrir. A grossura da massa deve ser a mínima possível desde que não rache. Ela também servirá para pastéis de forno se for seu desejo ou determinação de sua gula.

Agora, utilizando uma régua e uma mesa firme untada com farinha, corte a massa em retângulos com média de 15cm por 4cm. Tenha cuidado para não arranhar,caso esteja utilizando uma mesa de pedra ou mármore. Cozinhe esses pedaços aos poucos em água fervente abundante. Despeje algumas gotas de óleo na água para que os pedaços não grudem entre si e tenha muito cuidado no manuseio. Utilize um garfo para retirar após o cozimento médio de 5 minutos. Perceba que, se cortar esse pedaços em tiras bem finas você terá um maravilhoso macarrão!

Inicie sua lasanha untando uma forma de vidro onde você fará camadas de molhos e queijo de soja.

O tofu para lasanha deve ser amassado com um garfo e bem temperado. Utilize alho poro, salsinha, cebolinha, coentro, orégano, gotas caldo de limão, gotas de shoyu e raspas de gengibre. O sal é bem moderado. Sinta-se à vontade caso deseje utilizar mussarela, mas procure uma de fonte orgânica e de vacas não destinadas à morte.

Você pode preparar um molho de abóbora verde, a chamada Cabotia, cortando esta em pequenos pedaços e refogando em pouquíssima água até que derreta. Utilize colher de pau para que não grude no fundo da panela. Depois de derretida, tempere com azeite de oliva, pimentão ralado, leve pitada de pimenta caiena, manjericão picado, farelos de noz moscada, pitada de cominho e alho poro bem fino. Se desejar, dê uma leve refogada nos temperos antes de acrescentar à abóbora. Pronto mais um molho!

Prepare também um molho de tomate orgânico, daqueles que só você sabe. Mas caso não saiba procure entre minhas receitas e encontrará alguns.

Finalizemos agora nossa obra de arte em forma de lasanha integral: Coloque uma camada de massa, uma de tofu, outra de massa, uma de molho de abóbora, novamente a massa e outra de molho de tomate. Repita esse procedimento até encher a forma de vidro. A última camada deverá ser de molho de tomate e enfeitada com rodelas de tomate e pimentão, gersal, passas de uva etc. Após, leve ao forno médio por uns 15 minutos e sirva quente para a felicidade de todos e alegria geral do casarão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário