sábado, 23 de outubro de 2010

Gersal

Apesar do gergelim não ser exatamente um cereal, vamos considerá-lo como tal, desenvolvendo esta receita altamente alcalinizante e saborosa. O gersal clássico leva 16 porções de gergelim com casca para 1 porção de sal marinho, mas, dessa forma, fica extremamente salgado, podendo comprometer outros pratos que já contenham sal.
Vamos, então, desenvolver uma versão mais adaptável para quem não está acostumado, utilizando 500g de gergelim com casca para 1 colher de sopa de sal marinho.
Toste os ingredientes durante 5 ou 6 minutos numa frigideira, mexendo com uma colher de pau. O sinal de que a tostagem está pronta acontece quando o gergelim começa a dar estalos semelhantes ao da pipoca, saltando da panela. Entretanto, assim que o processo de tostagem terminar, retire imediatamente o gergelim da panela quente para que não passe do ponto.

Após esfriar, triture a mistura muito bem no liquidificador. Mas, cuidado, muita gente erra ao bater, transformando o gersal numa papa de gergelim. Esta semente é muito oleosa e se triturada sem técnica vira uma massa gordurosa. O ideal, primeiro, como já disse, é que o gergelim esteja bem frio antes de ser levado ao liquidificador. Observe que ele não esteja socado mas bem solto. Então, ligue o liquidificador na velocidade mínima, segure bem a tampa, retire-o da mesa com a outra mão por baixo e agite bem enquanto observa o gergelim e o sal tornarem-se uma mistura homogênea.

Agora é só guardar seu gersal num vidro seco e bem fechado para garantir mais de três meses de um maravilhoso tempero. Use o gersal como mistura sobre o arroz integral cozido ou outros pratos a base de cereais. Além de alcalinizante e neutralizador de acidez, ele possui várias propriedades nutritivas, sendo uma das melhores fontes de cálcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário