sábado, 23 de outubro de 2010

Germe de Trigo

Comentei nos capítulos sobre alimentos enriquecidos e alimentação viva, que, na medida do possível, devemos utilizar o grão de trigo em sua forma integral, preferencialmente cru e germinado. Sempre que fragmentamos os cereais integrais perdemos muitos nutrientes importantes.

O grão é um conjunto interativo de elementos cujos nomes variam em literaturas e regiões. Normalmente temos no grão de trigo a película ou cutícula, composta por seis camadas nutritivas, mais o endosperma ou amido, ou seja a parte branca, que também contém o glutem e o germe, objeto, aqui, de nosso estudo.

O germe do trigo é o embrião, a futura pequena planta que, para se desenvolver, retirará seu alimento do amido, presente como reserva e protegido pela película ou farelo. O que normalmente é chamado germe é a associação do embrião e do escutelo, um pequeno órgão protetor da germinação. O conjunto dessas partes representa de 2% a 3% do grão. Porém, nessa pequena parte, estão 70% dos minerais, 80% das vitaminas do complexo B, 100% da vitamina E e a melhor parte da proteína.

Nesse saboroso alimento, hoje utilizado por milhares de pessoas no mundo, encontramos tantos elementos nutritivos que seria necessário um capítulo inteiro para apresentá-lo. Meu leitor, porém, deve ficar ciente que o germe de trigo está entre os melhores fornecedores de nutrientes, principalmente quando associado a leguminosas nobres como a soja..

A extração do germe de trigo é delicada e até hoje muitos moinhos não são equipados nesse sentido. Para separar o germe é utilizado um peneiramento especial. O grande desafio do moleiro, aquele que mói os cereais, está na possibilidade de isolar o germe em sua forma mais pura, sem esmagar muito, pois quanto mais comprimido, mais tende a expulsar o óleo rico em vitaminas que contém. Como já disse, a operação é delicada e o rendimento baixo, ou seja, o grão de trigo contém 2% a 3% de germe e o moleiro separa apenas de 0,5% a 1%, tendo um rendimento de 25 a 30%, o que pode justificar o preço não baixo do germe de trigo no mercado.

Vamos comparar abaixo o germe de trigo com o leite de vaca no que tange a impressionante diferença de proteínas, cálcio, ferro, vitaminas B1, B2 e B3. Além desses o germe de trigo também é boa fonte de vitamina F, importante para o crescimento infantil e, como já comentei, a melhor fonte natural de vitamina E, essencial para a constituição de diversos órgãos do corpo e suas funções, em especial as reprodutivas.

Uma farofa de germe de trigo com rabanetes refogados na cebola e cortados em cruz é algo tão delicioso que torna-se inesquecível para sempre.


Nutriente
Germe de trigo
Leite de vaca
Proteínas (g)
26,6g
3,1g
Cálcio (mg)
72,0mg
12,0mg
Ferro (mg)
29,4mg
3,2mg
Vitamina B1 (mg)
2,01mg
0,04mg
Vitamina B2 (mg)
0,68mg
0,14mg
Niacina (mg)
4,2mg
0,2mg


Nenhum comentário:

Postar um comentário