sábado, 23 de outubro de 2010

Gergelim

Apesar de não ser um cereal, pela semelhança e características físicas, incluo aqui o gergelim para que não percamos de vista este maravilhoso alimento. O gergelim, tanto branco quanto preto é uma das melhores fontes de cálcio, possuindo esse mineral três vezes mais do que o leite de vaca, sendo rico também em fibras, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, ferro, niacina, folatos, gorduras mono e polinsaturadas e fitoesteróis, constituindo-se num ótimo complemento alimentar. É uma semente oleaginosa, de excelente sabor. É utilizada na culinária natural, para enriquecer e enfeitar pratos.

       A semente de gergelim tem grande importância no crescimento infantil e no aumento da imunidade de pessoas de todas as idades, participando como auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares como infarto, angina e outras. Ela possui entre 15% a 20% de proteína, é altamente rica em triptofano, um aminoácido fundamental para a formação do hormônio serotonina, responsável pela sensação de calma e bem-estar. O triptofano existe em pouca quantidade no reino vegetal.

       O gergelim também é rico em outro aminoácido chamado arginina que gera ácido nítrico que melhora a irrigação sangüínea do cérebro, dos rins e do coração, beneficiando portadores de hipertensão e aterosclerose. Também é excepcional fonte de leucina e isoleucina, aminoácidos essenciais durante o exercício físico, no fornecimento de energia para a fibra muscular em conjunto com ácidos graxos. Além disso contém lecitina que apresenta funções antioxidante e protetora do fígado, além de ser importante no tratamento de problemas de pele como dermatites e pele seca.

       Sempre brinco dizendo que talvez o gergelim seja a única coisa de valor nos pães de fast-foods! A partir do gergelim preparamos vários pratos como o tradicional tahini árabe e o delicioso gersal que ensino neste livro. O gersal serve como tempero para cereais, principalmente para o arroz e garante a presença do saudável gergelim em inúmeros pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário