sábado, 23 de outubro de 2010

Cevada

Cevada não serve apenas para fazer cerveja, aliás, muitas fábricas dessa droga legalizada, utiliza mais repolho do que cevada em seu preparo! Embora muita gente viciada em café faça cara feia para o café de cevada ou, para os íntimos, cevadinha, particularmente acho uma gostosa bebida.

Certa vez um amigo que não tinha esse hábito, foi visitar-me em Porto Alegre e, durante nossa conversa quer durou mais de quatro horas, sem perceber, acabou tomando mais de um litro de cevadinha, preparada com canela e rapadura. O resultado foi que acabou urinando na cama à noite, pois essa bebida é altamente diurética. Também é muito refrescante e especial para dias de calor, podendo ser bebida com gelo e limão. Todos os minerais identificados no trigo também estão na cevada em semelhantes proporções. Suas vitaminas B1, B2 e B3 (PP) contribuem para uma melhor utilização dos alimentos, enquanto seu caroteno (pró-vitamina A) favorece o rejuvenescimento dos tecidos. Devido ao fósforo, a cevada é preciosa para as células, inclusive as nervosas. Ela auxilia também a boa calcificação dos ossos.

Os flocos de cevada são obtidos por peneiramento da farinha, após o esmagamento do grão. O malte grelhado, empregado no lugar do café, é produzido a partir de cevada germinada e torrada conforme expliquei anteriormente.

A sopa de cevada é suave, emoliente e recomendável na maior parte das afecções inflamatórias do sistema digestivo e das vias urinárias. A cevada contribui para drenagem nas vias biliares e permite também o preparo, por decocção, na dose de 30 a 50 gramas por litro de água, de uma bebida aconselhada às mulheres em período de lactação, podendo-se, se necessário, acrescentar cravo e canela para melhorar o sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário