sábado, 23 de outubro de 2010

CEREAIS INTEGRAIS: Introdução de Alexandre Pimentel

Na época em que praticava a chamada macrobiótica estava convencido que os cereais integrais, em especial o arroz cateto, eram os alimentos principais aos seres humanos. Mais tarde, após conhecer a medicina preventiva dos antigos essênios, percebi que pelo fato dessa escola de alimentação materialista pregada no ocidente principalmente por George Oshawa , utilizar quase tudo cozido, faltava no dia a dia energia vital, também chamada “prana” pelos orientais. Parti então para um regime com menos cereais e muito mais saladas cruas, brotos e frutas, incluindo folhas incomuns como as de batata doce, mastruz e beldroega.

    Hoje, seguindo o ciclo natural da vida, retornei aos cereais, ou seja, percebi que eles são mesmo muito necessários. Não, porém, apenas em forma de papa ou pão, mas crus. Sim, crus em forma de salada, unindo as teorias dos cereais integrais e das saladas cruas. Isso não significa entretanto que eu não mais coma um delicioso sanduíche integral com patê de tofu e saladas ou não viaje no sabor transcendente de um arroz integral cateto preparado com curry e vegetais picados. Após reflexões, observações e práticas, tenho ensinado em minhas exposições públicas que o ideal é dividirmos durante o dia a quantidade de crus e cozidos, ou seja, podemos comer 200g. de arroz integral com feijão cozidos desde antes possamos ingerir também 200g. de saladas coloridas, biogênicas e bioativas como rúcula, cenoura, broto de lentilha e broto de alfafa.

    Você pode, entretanto, alegar que não gosta de saladas não cozidas ou que, em seu caso, essa prática pode causar fermentação. Não há problemas! Você pode diminuir saladas no almoço e no jantar desde que durante o dia continue valendo a idéia do meio a meio entre cozidos e crus. Basta que você contrabalance utilizando frutas e sucos, é claro, respeitando as corretas combinações. Então, se você ao meio dia comeu 300g. de arroz integral com feijão, couve flor refogada, creme de beterraba, bife vegetal e um pouco de salada crua, no período da tarde, irá, por exemplo, saborear 300g.de salada de frutas doces e semi ácidas com maçã, mamão, manga, uvas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário