sábado, 23 de outubro de 2010

Centeio

Se você conhece alguém acometido de arteriosclerose, indique o pão de centeio! Não se conhecem esta e outras doenças dos vasos sangüíneos em regiões como Rússia Meridional, onde o centeio é originário, e Polônia, onde o pão de centeio constitui a base da alimentação.

Não é possível prepararmos pão somente com a farinha de centeio. É necessária a presença do trigo na proporção mínima de 60% para que haja a liga promovida pelo glutem. Em minhas oficinas práticas tenho estimulado a presença do centeio em vários panifícios.

As pessoas sedentárias, principais candidatas a arteriosclerose, devem alternar o consumo dos pães de trigo e centeio.

São, sobretudo, os sedentários, que com mais forte razão apresentam os sinais de arteriosclerose, pois ele favorece a circulação e a flexibilidade dos vasos, o que pode impedir a hipertensão arterial e atenuar suas conseqüências. Substituir, de tempos em tempos, o pão de trigo pelo pão de centeio, é uma prática importante para prevenir obesidade. Uma das grandes vantagens do pão de centeio é o fato de conservar-se mais tempo que o de trigo. Também é possível o preparo de massas, biscoitos, tortas e bolos.

Com os grãos, na dose de 30g. por litro, prepara-se uma decocção emoliente, ligeiramente laxativa e anti-hemorrágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário