sábado, 23 de outubro de 2010

Baião de Dois com Feijão Azuki

Nas receitas de leguminosas ensino o bom preparo dos feijões azuki e preto, inclusive na versões “feijoada”.

Vamos utilizar 2 xícaras de arroz integral para 1 xícara de feijão azuki, ½ cebola picada ou a mesma quantidade de alho poro, o que também pode ser substituído por 1 colher de sopa de gengibre ralado, 2 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa rasa de sal marinho, 3 e ½ xícaras de água quente, junte também ½ pimentão bem picado, ½ colher de chá de cominho e 2 folhas de louro.

Comece misturando o arroz com o feijão ainda secos e lave bem a mistura. Agora leve à panela de pressão e deixe a mistura tostar durante 2 minutos. Perfeito! Acrescente o sal, o cominho e o louro, feche a panela e deixe cozinhar. Normalmente o tempo de cozimento é de 25 minutos ou menor se o arroz tiver ficado de molho por 8 horas. Lembro que é desnecessário deixar o feijão azuki de molho.

Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola (poró ou gengibre) e o pimentão com uma leve pitada de sal marinho até que doure.Após tudo pronto, misture bem utilizando um garfo e estará pronto um baião de dois espetacular que serve para dias de rotina ou para belas festas. Não tendo acesso a feijão azuki, esta receita fica perfeita também com lentilha ou ervilhas em grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário