sábado, 23 de outubro de 2010

Arroz

Pelo menos para a metade dos homens que povoam a terra o arroz constitui o principal elemento de alimentação. Na Europa, ele passou a ser cultivado a partir do século VIII. O arroz do Piemonte é ainda reputado e o de Camargue ocupa um lugar nos mercados de cereais. Se bem que contenha menos enxofre e menos ferro do que o trigo e o arroz, encerra os mesmos elementos minerais, com exceção do cobre, ausente conforme análise. Por outro lado, é muito bem provido de certas vitaminas de grande importância. É assim que nele são encontradas a pró-vitamina A, de crescimento e rejuvenescimento dos tecidos, as vitaminas B1 e B2, necessárias à assimilação e equilíbrio nervoso, bem como a vitamina PP (ou B3), anti-pelagrosa.

É extremamente importante observar que tais substâncias tão preciosas são encontradas na superfície do grão., que são removidas com o descorticamento, tornando os grãos brancos. É por isso que o arroz polido, branco, perde a maior parte de suas vitaminas e de seus sais minerais.

Muito rico em hidrato de carbono, o arroz é importante energético, de boa digestibilidade, ele pode ser consumido quase imediatamente antes de um trabalho de força, uma competição ou outra prova de resistência.

Menos mineralizado do que o trigo, o arroz integral pode ser usado largamente, sem riscos de engordar. Isso é interessante para os que são atingidos pela arteriosclerose. É também, um hipotensor, aliás, prescrito em medicina, no “Regime de Kempner”.

O aspecto muito grosseiro de certos tipos de arroz integral torna desagradável a lembrança de novidades vindas do naturismo. Isso merece atenção, porque toda impressão desfavorável do começo deixa traços na lembrança inconsciente. Pode ocorrer, também que o arroz exerça pouca atração sobre os olhos , principalmente das crianças. Para ser bem utilizado, um alimento deve ser atraente à vista do paladar. Por isso é conveniente preparar arroz que tenha bom aspecto.

Muitas pessoas se enganam ao imaginarem que a presença de grãos vermelhos no arroz significam que ele seja mais integral ou mais nutritivo, ao contrário, esses grãos mais escuros são evidentes sinais de desequilíbrio no plantio e prejudicam a saúde na medida que contém fatores antinutricionais. Prefira sempre arroz cateto, de grãos curtos ao agulha, de grãos mais longos e pontiagudos. Mas independente do tipo, observe que seja sempre claro e com o mínimo possível de grãos vermelhos.

Enquanto mais claro o arroz é mais saboroso. Costumo prepará-lo de muitas maneiras e a partir de várias técnicas, as quais, explico no capítulo sobre receitas de cereais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário