sábado, 23 de outubro de 2010

Arroz Integral à Grega

         Acredito que os gregos eram muito felizes, pois, para inventar algo tão exótico, colorido, saudável e saboroso, só poderiam estar manifestando grande alegria de viver!

Um arroz á grega bem preparado é um prato que agrada qualquer pessoa, da mais simples a mais exigente. Minha receita faz muito sucesso nos restaurantes que oriento e com meus alunos que o preparam com entusiasmo.

Os ingredientes podem variar, mas vamos separar os principais: 3 xícaras de arroz integral cozido na pressão, conforme a segunda receita, 1 xícara de azeitonas verdes bem picadas, ½ xícara de azeitonas pretas bem picadas, ½ xícara de passas de uvas mistas, 1 xícara de maçã picada, 1xícara de ervilhas frescas cozidas, 1 xícara de milho verde fresco, 1 xícara de cenoura “al dente” cortada em pequenos cubos, ½ xícara de tomate seco bem picado e ½ xícara de cebola refogada em pouquíssimo óleo que pode ser substituída opcionalmente por alho poro ou por uma colher de chá de assafétida, ¼ xícara de azeite de oliva.

Basta misturar muito bem todos os ingredientes em uma travessa de aço ou tigela de vidro, utilizando um garfo, cobrindo com um pano e deixando descansar por uns 20 minutos. Após, sirva acompanhado de saladas verdes com maravilhosas folhas de alface americana, brotos de rabanete, rodelas de nabo comprido cobertos com caldo de limão e salsinha picada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário